Blog

O país mais bonito - Rússia

O país mais bonito - Rússia

Em 14 de dezembro de 2020, teve início a aceitação dos trabalhos para o VII Concurso de Fotografia da Sociedade Geográfica Russa "O País Mais Belo". Sua principal inovação é que, pela primeira vez, não só podem ser inscritas fotos, mas também vídeos - clipes curtos (de até três minutos) sobre como esse ou aquele quadro foi filmado. Um prêmio especial “Nos bastidores” foi estabelecido para o melhor vídeo.

Todos os anos, dezenas de milhares de fotógrafos profissionais e amadores participam no concurso "Most Beautiful Country". Eles filmam tanto com equipamentos ultra-caros quanto com smartphones comuns.

Essa democracia torna possível falar de "The Most Beautiful Country" como o mais ambicioso concurso de fotografia de vida selvagem da Rússia - ao longo de seis anos, mais de meio milhão de fotografias disputaram a vitória nele.

Qualquer pessoa, independentemente do local de residência, cidadania e idade, pode tornar-se participante do projeto. A única condição é que as fotografias sejam tiradas no território da Rússia.

Desta vez, os trabalhos são aceitos em 10 nomeações: "Paisagem", "Animais selvagens", "Estes animais engraçados", "Rússia de uma vista aérea", "Arte da vida selvagem (arte-foto)", "Muitas faces de Russia ",
" Shot on a Smartphone "," Photo Project "," Live Archive "e" Magic of Water ".

Os dois últimos devem ser especialmente observados. O “Arquivo Vivo” atraiu a atenção ainda durante o concurso anterior - os seus participantes foram convidados a tirar fotografias modernas, repetindo as fotografias do século XIX - princípios do século XX. A peculiaridade do "Arquivo Vivo" deste ano: a nomeação foi formada com base em fotografias de Sergei Prokudin-Gorsky - o fundador da fotografia colorida na Rússia, membro da Sociedade Geográfica Imperial Russa. No início do século 20, em nome de Nicolau II, ele viajou por vários anos pelo Império Russo, criando seu primeiro "retrato fotográfico" colorido. Os fotógrafos modernos tentarão reproduzir suas fotografias.

"Magic of Water" - uma nova nomeação. Ele combinará fotografias do elemento água em toda a sua diversidade: da beleza das chuvas de verão e o poder das cachoeiras ao poder destrutivo das enchentes, tempestades e montes de gelo.

Além disso, os participantes da competição vão concorrer a quatro prêmios especiais. Um deles - "Nos bastidores" - mencionamos no início do lançamento. Muitas vezes, as fotografias dos concorrentes são tão impressionantes que se quer conhecer a sua história, visitar o “set”, perceber como o autor conseguiu captar o momento que tornou a sua fotografia única. Vídeos curtos, feitos pelos próprios autores, devem contar aos espectadores as incríveis histórias do nascimento de belas fotos.

Tradicionalmente, o People's Choice Award foi estabelecido - seu dono será escolhido pelos usuários da Internet por meio de votação aberta.

O VTB Bank, como parceiro da competição, estabeleceu um prêmio "Rússia Reservada" - que será concedido ao autor da melhor foto tirada em áreas naturais especialmente protegidas. Além disso, este ano, são permitidas para a competição fotografias de armadilhas fotográficas e de vídeo instaladas em reservas e parques nacionais.

A Fundação de Caridade Elena e Gennady Timchenko apresentará o prêmio “A Rússia em face da geração mais velha”. Uma das missões da Fundação é formar uma sociedade para todas as idades na Rússia, uma sociedade na qual não seja assustador envelhecer. É dada atenção especial ao tópico de cuidar das pessoas da geração mais velha em seu ambiente imediato.

Pelo terceiro ano consecutivo, no âmbito do nosso concurso, é organizado um concurso separado para jovens fotógrafos com menos de 16 anos - “O país mais bonito aos olhos das crianças”. Eles poderão enviar fotos em quatro indicações: "Paisagem", "O Mundo dos Animais", "O Mundo das Pessoas" e "Macro Mundo".

A aceitação das obras vai durar até 5 de abril de 2021. Um comitê de especialistas de 17 fotógrafos profissionais e editores de fotografia selecionará 10 finalistas em cada categoria. Em seguida, durante o mês de maio de 2021, será realizada uma reunião do júri do concurso, que definirá os vencedores.

A natureza democrática do concurso também pressupõe uma abordagem especial à formação do júri. Junto com fotógrafos famosos, os trabalhos dos finalistas são avaliados por pessoas de outras áreas da arte - cineastas, atores, críticos de arte, que têm sua própria visão do valor artístico das fotografias.

O trabalho no júri será continuado pelo presidente da Sociedade Geográfica Russa, Sergei Shoigu, diretor do Museu Estatal de Belas Artes em homenagem a A.S. Pushkina Marina Loshak, fotógrafo Sergei Gorshkov, reconhecido este ano como o melhor fotógrafo de vida selvagem do mundo pelo prêmio Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano. O júri completo será anunciado em janeiro.

“Fotos como essas dão uma incrível explosão de energia! - explica sua participação de longo prazo no júri Marina Loshak. - Eu olho as fotos com os olhos de um artista que escolhe uma determinada imagem
e a constrói. Eu invejo as pessoas que conseguem entrar em meditação profunda e amorosa dentro de si mesmas para obter essas imagens. "

O prêmio principal em cada indicação do concurso principal é de 250 mil rublos, e os vencedores do prêmio "O País Mais Belo pelos Olhos das Crianças" receberão câmeras profissionais.

Os trabalhos dos finalistas farão parte de exposições em todo o mundo, bem como de uma exposição online com elementos de realidade aumentada no site da Sociedade Geográfica Russa.

Informações adicionais - no serviço de imprensa da Sociedade Geográfica Russa: tel. 8-800-700-18-45, e-mail  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Para referência.

 

A Sociedade Geográfica Russa sempre tentou falar sobre a natureza, história e cultura de nosso país. Para isso, envolveram-se os melhores escritores, artistas, jornalistas e, claro, fotógrafos. Nosso arquivo contém fotografias exclusivas de pesquisadores famosos - Dmitry Ermakov, Nikolai Miklukho-Maclay, Gombozhab Tsybikov e outros.

Aliás, poucas pessoas sabem que a publicação das primeiras fotos do Tibete trouxe a publicação das primeiras fotos do Tibete à fama mundial da revista National Geographic.

Essas fotos foram tiradas por membros da Sociedade Geográfica Russa Gombozhab Tsybikov e Ovshe Norzunov.

Em todos os tempos, nas fileiras da Sociedade, houve muitos fotógrafos famosos - basta lembrar Vladimir Shneiderov e Vasily Peskov. Portanto, tínhamos apenas que lançar nosso próprio concurso de fotografia, aberto a todos.

O primeiro concurso de fotografia foi realizado em 2015. Estiveram presentes 25 mil fotógrafos de todo o mundo, que colocaram cerca de 200 mil imagens no site do projeto. O participante mais velho do primeiro concurso de fotografia tinha 98 anos e o mais novo tinha apenas 4 anos.

Ao longo dos seis anos de existência do concurso, os participantes já enviaram mais de 510 mil fotografias.

O projeto causou grande clamor público e passou a ser anual, e exposições de obras de seus finalistas e vencedores são exibidas com sucesso em todo o mundo.

Assim, em 2018, 54 exposições de "The Most Beautiful Country" foram realizadas na Rússia e 26 - no exterior. E em 2019, o número de exposições ultrapassou 100! As melhores fotos puderam ser admiradas em aeroportos internacionais e centros culturais russos, nas avenidas de Moscou e nas principais ruas de nosso país. A pandemia de 2020 ajustou nossos planos, mas começamos a realizar exposições em formato online.

Atualmente, está sendo preparada uma mostra 3D dos melhores trabalhos do concurso fotográfico com elementos de realidade aumentada. Está a ser desenvolvida uma aplicação especialmente para este projecto, com a ajuda da qual será possível “reviver” as fotografias dos participantes no concurso.

Artigos Relacionados

ATENDIMENTO

icon telefone
Whatsapp :  11 94123-7400
Segunda a Sexta - 9:00 ás 18:00 horas
Sábados - 9:00 ás 14:00 horas

MAGAZINE MEGAOS

Pesquisar