Olhando para os olhos do pescador Hoje com 90 anos, ele vive na ilha de Bali, na Indonésia e faz parte de uma bela cultura que é extremamente apaixonada por proteger o oceano.
Ao longo de sua infância e nas décadas que se seguiram, Nyo passou a maior parte de sua vida nas águas. A cada dia, ele juntava suas redes e sacos de malha para colocar seu pequeno barco na costa de Bali.
Lá ele iria ouvir as ondas, ler o tempo, rastrear peixes e aprender o ritmo das correntes oceânicas. As águas turquesa costumavam ser um local privilegiado para a pesca; porém, nos últimos 21 anos, o pescador dedicou sua vida a coletar o que parece ser uma quantidade interminável de poluição de plástico do oceano.
A norte-americana Dana Frankoff, de São Francisco, decidiu documentar a causa de Nyo em um curta-metragem intitulado Voice Above Water. O documentário, o primeiro lançado pela jovem diretora, dá voz à história de como um ser humano está usando seus recursos para fazer a diferença.
O filme retrata a jornada deste homem que transformou seu ofício de pesca em limpar o oceano para que as gerações futuras possam mais uma vez pescar e alimentar suas famílias e comunidade.
- Empresa do Reino Unido constrói estradas com plástico retirado do oceano
- Mergulhador convence polvo bebê a trocar copo descartável por concha e vídeo viraliza
Curto, mas poderoso, o documentário ganhou prêmios de uma lista abrangente de festivais até agora, incluindo o recente “First Time Film” no International Ocean Film Festival de 2021 e o Melhor Curta Documentário no San Luis Obispo Film Festival do mesmo ano.
Frankoff, que é igualmente apaixonada pela conservação marinha e pela promoção de mudanças sustentáveis no mundo, diz que a história de Wayan é um “lembrete de que, se todos fizermos nossa parte, podemos realizar algo muito maior do que nós mesmos.”
O pescador e seu compromisso com o combate à poluição da água na Indonésia são, sem dúvida, inspiradores.
Assista Voice Above Water no Vimeo e se inspire: